quinta-feira, 15 de dezembro de 2016


Trabalhando Cores...


Colorir é uma atividade que envolve as crianças e mesmo aquele simples rabisco, como consideram os adultos, feitos por elas ainda bem pequenas, incentivam o desenvolvimento de capacidade essenciais.Expressão, conhecimento das cores, coordenação, aperfeiçoamento das capacidades motoras, concentração,limites e a paciência de fazer a tarefa até o final: tudo isso pode ser observado em uma criança enquanto ela se diverte pintando
Eles ficam mais atentos com as cores que estão a sua volta, como por exemplo, observam que o céu é azul, a grama é verde e que as frutas como a maçã da cor vermelha.Com o lápis de cor, eles repassam esse novo aprendizado para o papel 










































































































quarta-feira, 14 de dezembro de 2016


Ver ou Enxergar


O importante diferenciar o significado de VER do ENXERGAR. O ver é superficial  e raramente possibilita registro (memorias) do que foi visualizado, O ENXERGAR é uma percepção em estado de alerta, de presença e possibilita o estado meditativo, o registro do aqui e agora,O ENXERGAR costuma ir além do fisco, capacitando percepção do que está oculto, o que se conhece como intuição , inspiração ou sexto sentido,
E sem ENXERGAR, sem estar percebendo a vida no mundo da realidade,  


domingo, 11 de dezembro de 2016



A BUSCA PELA ESCOLA QUE SOMOS 
Resgatar a memória local e reconhecer a escola como espaço de pertença favorece e potencializa as relações entre as pessoas. O objetivo principal é conhecer e valorizar a própria identidade social. Santos (2000) nos propõe a prática de um conhecimento-emancipação. Com ele, privilegia-se o cotidiano escolar como um momento de compartilhar experiências vividas, memórias e histórias, que são tecidas e narradas. Mas, sabe-se que precisamos burlar alguns paradigmas para evitar o esvaziamento nas relações cotidianas, buscando, segundo Linhares (2002), a escola que somos. Neste sentido, o entendimento é de que a escola, como espaço privilegiado, é propício ao ato de rememorar. Pensando nas potencialidades e nos devires, o resgate da memória se faz pontual no espaço escolar, onde é possível ouvir os diversos atores que contracenam e/ou contracenaram no cotidiano. Este é sobremaneira marcado por experiências vividas, e essas são constantemente narradas.





O que o bom projeto pedagógico deve conter? 

Alguns aspectos básicos devem estar presentes na elaboração do projeto pedagógico de qualquer escola. Antes de mais nada, é preciso que todos conheçam bem a realidade da comunidade em que se inserem para, em seguida, estabelecer o plano de intenções - um pano de fundo para o desenvolvimento da proposta. Na prática, a comunidade escolar deve começar respondendo à seguinte questão: Por que e para que existe esse espaço educativo? Uma vez que isso esteja claro para todos, é preciso olhar para os outros três braços do projeto. São eles: 

  • A proposta curricular - Estabelecer o que e como se ensina, as formas de avaliação da aprendizagem, a organização do tempo e o uso do espaço na escola, entre outros pontos. 

  • A formação dos professores - A maneira como a equipe vai se organizar para cumprir as necessidades originadas pelas intenções educativas. 

  • A gestão administrativa - Que tem como função principal viabilizar o que for necessário para que os demais pontos funcionem dentro da construção da "escola que se quer". 

Assim, é importante que o projeto preveja aspectos relativos aos valores que se deseja instituir na escola, ao currículo e à organização, relacionando o que se propõe na teoria com a forma de fazê-lo na prática - sem esquecer, é claro, de prever os prazos para tal. Além disso, um mecanismo de avaliação de processos tem de ser criado, revendo as estratégias estabelecidas para uma eventual re-elaboração de metas e ideais. 

Indo além, o projeto tem como desafio transformar o papel da escola na comunidade. Em vez de só atender às demandas da população - sejam elas atitudinais ou conteudistas - e aos preceitos e às metas de aprendizagem colocados pelo governo, ela passa a sugerir aos alunos uma maneira de "ler" o mundo. 



quarta-feira, 7 de dezembro de 2016


                 Falando sobre o PPP

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento no qual estão registrada as ações e projetos que uma determinada comunidade escolar busca para seu ano letivo, sendo auxiliados de foram politica e pedagógica por professores, coordenação escolar, alunos e familiares.
Para isso constroem auxiliam no processo de aprendizagem.







terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Quais são nossas Memória Docentes.


Pois é tenho uma trajetória de 10 anos e infelismente não me recordo com a minha primeira turma.
Mas como me lembro da primeira professora de tudo do cheiro da merenda como adorava tudo e adora atuando como professora e como quero que meus alunos se recorde de min.