segunda-feira, 30 de maio de 2016

"VOZ EDUCADA, SAÚDE CUIDADA"


O que é a voz?
A voz é o som produzido pela vibração das pregas vocais (também conhecidas como cordas vocais), na laringe, pelo ar vindo dos pulmões.
A falta de conhecimento da importância de certos cuidados básicos para preservar a voz pode ter como conseqüência o desencadeamento de algumas doenças laríngeas como, por exemplo, edemas, nódulos, pólipos, úlceras de contato, entre outras.
O trabalho de reeducação tem como objetivo a adequação das estruturas fonoarticulatórias e a conscientização das pessoas para o uso adequado da voz.
Higiene Vocal
 
Beba água
Mantenha uma alimentação saudável e regular. 
Evite café e cigarro. 
Coma uma maçã 



Literatura infantil: uma importante ferramenta para novos leitores


Sabemos que a partir do momento em que a criança tem acesso ao mundo da leitura, ela passa a buscar novos textos literários, faz novas descobertas e consequentemente amplia a compreensão de si e do mundo que a cerca. Nesse cenário, professores e coordenadores pedagógicos devem atuar em sintonia, assegurando que o trabalho com a literatura infantil aconteça de forma dinâmica, por meio de práticas docentes geradoras de estímulos e capazes de influenciar de maneira significativa o desenvolvimento de habilidades orais, leitoras e escritoras. A contação diária de histórias é bastante significativa, porque proporciona um momento mágico de valor educativo sem igual na correlação destes três eixos: leitura, escrita e oralidade.
As atividades de leitura devem ocorrer desde os primeiros dias de aula, mesmo com crianças que ainda não conhecem nenhuma letra, pois, por meio da visão e da audição, elas realizam a leitura de ilustrações e acompanham a leitura do texto feita pelo professor. Nessa fase inicial, em contato com os livros, elas aprendem a manuseá-los, a reconhecer suas formas, a perceber a diagramação e iniciam suas experiências com os modos de composição textual.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Semana Mundial do Brincar.

O ato de brincar é uma das primeiras possibilidades que a criança tem para conhecer o mundo ao seu redor.
O brincar as crianças descobre sua identidade, o ato de brincar é tão mágico que as crianças descobre se sabem o que gosta ou não,
Muitas crianças de hoje mau sabem pular de corda ou pular amarelinha, mas é bom tirar nossas crianças e nossos filhos de frente de vídeo game ou de um computador.
Que essas semana possamos realizar atividades lúdicas e prazerosa para nossos pequenos explorar o meio em que vivemos.


domingo, 22 de maio de 2016


                                           Reforma Concluída

Então após muitos e ,muitas dificuldades nossa escola foi terminada. Nossos dias de muito calor sem espaço passando por dificuldades, nossas crianças não ter pátio entre outras, mas sem nenhum esforço a vida não teria graça.
Ao relatar meu Retrato Da Escola foi muito choro vontade de não fazer esta atividade por minha escola estar em meio de uma grande reforma.
Mas hoje tenho a honra de dizer que Terminamos Vencemos !!!!Uma luta de todas umas ajudando a outra e podendo atender de forma prazerosa nossas crianças pois foram para elas que lutamos.



domingo, 15 de maio de 2016


A importância da leitura para a criança


As crianças estão cada dia menos acostumadas a ler, sendo que elas serão os adultos de amanhã. Uma pessoa com pouca cultura tem maior dificuldade em se socializar e, futuramente, ingressar no mercado de trabalho.
Portanto, o interesse pela leitura deve ser estimulado pela mamãe quando o bebê ainda está dentro da barriga. O hábito de ler deve ser desenvolvido desde o início da vida.
As crianças são seres muito curiosos e o manuseio de livros, sejam eles de plástico, pano, papel ou musicais são importantes para que os pequenos manipulem, brinquem e explorem o objeto que pode ampliar o vocabulário e imaginação.


              Atividades Lúdicas

Ao brincar, a criança percebe-se com um “ser” no mundo numa relação entre o que é pessoal (interior) e o que é do grupo (realidade externa).
Portanto, o brinquedo é uma atividade que permite o ingresso no mundo da imaginação e no mundo das regras .
A pesquisa também nos informa que o lúdico para a criança é o meio de expressão
fundamental e é através da brincadeira , que as crianças muito aprende com se adaptar ao mundo .

Brincar, é criar situações mais estimuladoras para que a criança por si mesma descubra o conhecimento.




segunda-feira, 9 de maio de 2016

Aprendizagem na Escola

Educação na sua rotina demonstra ao filho o quão importante é o papel da escola no seu desenvolvimento e o quanto a educação contribuirá para a sua evolução profissional.
Ocorre que somente estar nas dependências da escola não é o suficiente para que a aprendizagem aconteça. Para isso é necessário, acima de tudo, que o sistema educacional se modifique tornando-se mais atraente e motivador para o aluno e para o professor. Todos educam e são educados concomitantemente através do convívio familiar, social e profissional. Vontade e necessidade de aprender, no seu sentido amplo, são inerentes ao ser humano, e é uma questão até de sobrevivência propiciando a adaptação ao meio em que se vive. É por esta razão que a aprendizagem ocorre de forma contínua e permanente. 
A escola precisa ser um local interessante aos olhos do aluno. Ela tem que despertar no aluno o interesse por assuntos atuais e presentes na sua realidade, estimular sua criatividade, seu interesse por Projetos, abrir possibilidades para debater ideias, estimular o prazer pelo questionar tornando o aprender uma ação cotidiana integrada a diferentes áreas significativas do conhecimento propiciando saberes e fazeres estimulando a autonomia e a liberdade para que o aluno procure suas próprias respostas construindo seu próprio conhecimento.




quarta-feira, 4 de maio de 2016

Antes da aula de Libras assisti esse vídeo e até comentei na aula.Gostaria de compartilhar com as colegas pois achei incrível como um bebê tão pequeno pode ter a percepção que algo está acontecendo ao seu redor.

Muto fofo!!


Como lidar em sala de aula com crianças que têm perda de audição?


Explorar as vivências da criança com deficiência auditiva para ensinar novos conceitos e ideias é uma ótima estratégia para o aprendizado das crianças em qualquer situação, especialmente no caso daquelas que têm deficiência auditiva. Isso justamente porque o trabalho pedagógico apropriado deve ter como ponto de partida os conhecimentos que o aluno já possui para que possam ser ampliados e que novos conhecimentos sejam construídos. No caso específico dessas crianças, o professor precisa estar atento ao que possui significado na vida delas. Usar exemplos como o trajeto do ônibus ou o troco de uma negociação no supermercado são recursos que enriquecem as explicações porque fazem associação com o que significa algo para 
o aluno.


"O SILÊNCIO TORNA-SE UMA BARREIRA ENTRE SURDOS E OUVINTES, MAS A LÍNGUA DE SINAIS PODE QUEBRÁ-LA." (desconhecido)


Inclusão X Exclusão

INCLUSÃO:

É um conjunto de meios e ações que combatem a exclusão, provocada pelas diferenças de classes sociais, idade, sexo, escolhas sexuais, educação, deficiências, preconceitos raciais etc.

EXCLUSÃO:

São dificuldades ou problemas sociais que levam ao isolamento e até à discriminação de um determinado grupo.


domingo, 1 de maio de 2016

Diversidade Cultural
O trabalho com Literatura Infantil, nos trás possibilidades de explorar várias habilidades e competências desta faixa de idade. Sendo assim, com a opção da história Menina Bonita do Laço de Fita, pode-se explorar a heterogeneidade na e da escola, como o preconceito racial, buscando, as origens dos participantes, suas descendência, culturas em que estão inseridos, como: comidas típicas, costumes, danças, lendas e religião, não só local, mas também global.
 Acreditamos que tratar as crianças com igualdade é saber respeitar as suas diferenças. Com isso, formar cidadãos críticos e autônomos que participam do processo social, conscientes de seus direitos e deveres na sociedade com base no respeito mútuo.